
O grupo inicialmente se formou com Anastácia Silva, Erick Machado, Grégory Canto, Lucas Nicholas, Renan Hubner e Renê Muniz. No início de 2017, dois valiosos integrantes se uniram ao grupo: Maurício de Souza, também companheiro de Polo VII, e Luan Dias, que conheceu e cativou o grupo no evento de estreia.
Entre as várias (e divertidas!) opções de nome cogitadas para batizar o grupo, “Samaritanos” prevaleceu devido à grande importância, em sua formação, do Polo VII. Nomeado como “Samaria”, faz seus integrantes muito felizes em ser “samaritanos”. Adicionalmente, as passagens de Jesus a respeito dessa cidade e seus habitantes tornam o nome ainda mais honroso e significativo.
Muito embora canções consagradas do movimento espírita mostrem-se belíssimas ao serem tocadas como samba, há grande carência de composições originalmente consagradas a esse gênero. Diante desse cenário, o grupo entende como fundamental a tarefa de composição. Assim sendo, seu repertório é basicamente composto de canções de autoria de integrantes do grupo e amigos, embora esteja também aberto a releituras e bons sambas, do movimento espírita ou não.
Atualmente, o grupo se apresenta a partir de convites de instituições espíritas e trabalha na produção de seu primeiro CD, com lançamento previsto para 2018.