O objetivo geral da OFICINA é “fortalecer a ação evangelizadora através da arte à luz da Doutrina Espírita”.
Entendemos que a arte pode enriquecer a prática evangelizadora através de seus múltiplos recursos e linguagens, e apesar de não termos a pretensão de que a arte seja o único ou o melhor caminho para promover a reforma íntima de quem quer que seja, não podemos desprezar o conhecimento humano e muito menos as orientações espirituais que chegam ao nosso conhecimento sobre o poder de influência que a arte tem sobre as pessoas em geral.
A arte fala diretamente à emoção e consegue acessar sentimentos que não são tocados através das abordagens ordinárias. Associada à Doutrina Espírita torna-se ao mesmo tempo sensibilizante e esclarecedora, cumprindo melhor seu objetivo mais importante que é “elevar a alma humana a Deus”.
Sobre o desenho
Artur Mendes: Quando criança ouvia a minha mãe falar sobre o espiritismo. Achava a conversa muito curiosa, mas não compreendia quase nada. Lembro perfeitamente da edição antiga do Livro dos Espíritos na estante da sala. Embora não conhecesse o espiritismo, eu fantasiava o seu significado. Levei muitos anos para fazer algo além disso.
Conheci a Doutrina Espírita com dezessete anos, quando comecei a freqüentar a casa espírita e estudar de forma sistematizada. Comecei a fazer cursos, ler livros, assistir palestras…
Embora conhecesse a Doutrina, a minha perspectiva somente amadureceu aos dezenove anos quando comecei a trabalhar apoiando a evangelização infantil no Grupo Espírita Regeneração no Rio de Janeiro.
Atuo na Oficina de Estudos da Arte Espírita como professor no curso de desenho e quadrinho ao lado de João Costa, Stephanie Corrêa e Nicolas Vidal. Considero esta a minha principal participação.
Comments are closed.