GAN – Grupo Arte Nascente

GANFundado em 1988 com o objetivo de defender e valorizar a vida através da arte o GAN – Grupo Arte Nascente – iniciou sua trajetória de maneira tímida, porém pretensiosa: comprometido com a seriedade dos trabalhos espíritas e a qualidade dos trabalhos artísticos profissionais.

Formado inicialmente por não mais do que uma dezena de jovens espíritas, o grupo amadureceu e hoje é uma organização não governamental que conta com o auxílio de cerca de 40 voluntários, entre integrantes e colaboradores, nas mais diversas funções (artes cênicas, artes visuais, música, oratória, administração financeira, administração jurídica etc.), além de um sem número de ex-integrantes espalhados pelo mundo que contribuem com a equipe ativa na medida de suas possibilidades.

Por ser um grupo espírita, o GAN comunga da filosofia de que o importante são as atitudes e não a religião, motivo pelo qual sempre voltou suas apresentações para toda a sociedade, afinal a mensagem que propaga é universal e não se restringe aos rótulos de qualquer doutrina religiosa.

No afã de disseminar mensagens de valorização à vida, duas campanhas foram criadas: “seja diferente, viva sem drogas” que tem o objetivo de conscientizar jovens e pais quanto aos perigos das drogas; e “dê uma chance à vida”, que visa desestimular a prática do aborto e conscientizar (jovens e pais) acerca da sexualidade precocemente ou mal desenvolvida.

Em razão dessas campanhas e de sua forma de atuação, o grupo recebeu o título de utilidade pública estadual pelo do governo do Estado de Goiás em 2006,  e o  “Prêmio nota dez Professor Jamil Issy”, do Ministério Público do Estado de Goiás e da PUC/Goiás em 2010, no encerramento da semana da cidadania.

Nesses 22 anos de trabalho foram apresentadas inúmeras músicas, peças teatrais, danças e palestras educativas em centros espíritas, escolas, presídios e congressos de todo o Brasil. O grupo ainda possui no currículo uma apresentação internacional (Miami/EUA, em 2002), além de quatro CDs gravados e, mais recentemente, um DVD. Todos são trabalhos com imagens e sons que incitam a valorização à vida e a auto-iluminação em uma completa ode ao amor e à capacidade de vitória inerente ao ser humano.

Ao longo dessa estrada muitas dificuldades surgiram, dificuldades essas que em alguns momentos pareceram barreiras intransponíveis. Mas consciente de que nada é por acaso e de que todo trabalho em nome do Cristo requer coragem e fé, o grupo continuou (e continua) firme em seus propósitos, buscando, cada vez mais, se aprimorar para levar sua mensagem ao maior número de pessoas possível.

Como afirmado por Norberto Bobbio, “com relação às grandes aspirações dos homens de boa vontade, já estamos demasiadamente atrasados. Busquemos não aumentar esse atraso com nossa incredulidade, com nossa indolência, com nosso ceticismo. Não temos muito tempo a perder.” A vida oferece inúmeras oportunidades de transformar realidades. O GAN se esforça para não deixar que se desperdicem as que estão ao seu alcance.

 

Pin It